Entendendo a diferença entre produtos, modelos e atributos

Quando se cadastra o seu catálogo de produtos é muito importante utilizar uma estrutura adequada que identifique e organize bem os produtos, mas também sem criar complicações desnecessárias.

Link permanente: https://app.axisfocus.com/axis-focus/sac/docs/link-permanente/40

Quando se cadastra o seu catálogo de produtos é muito importante utilizar uma estrutura adequada que identifique e organize bem os produtos, mas também sem criar complicações desnecessárias.

Um ponto que algumas pessoas acabam tendo dificuldade é saber identificar quando uma característica de produto deve ser uma variação de um produto utilizando os modelos e atributos e quando uma característica de um produto já se caracteriza por um novo produto.

Vamos explorar algumas possibilidades abaixo de um fabricante de geladeiras:

Geladeira XYZ 540 litros - Inox - 110v - Valor: R$ 5.500,00
Geladeira XYZ 540 litros - Inox - 220v - Valor: 5.500,00
Geladeira XYZ 540 litros - Preta - 110v - Valor: R$ 4.000,00

Note que o fabricante possui 3 produtos distintos e/ou variações. Considerando este exemplo podemos cadastrar os produtos de três formas distintas:

Opção 1: um único produto com 3 modelos
Produto: Geladeira XYZ 540 litros
Modelo: Inox - 110v
Modelo: Inox - 220v
Modelo: Preta - 110v

Opção 2: dois produtos distintos sendo a cor o atributo de diferenciação entre produtos e a voltagem a variação de modelos
Produto: Geladeira XYZ 540 litros - Inox
Modelo: 110v
Modelo: 220v
Produto: Geladeira XYZ 540 litros - Preta
Modelo: 110v

Opção 3: três produtos distintos
Produto: Geladeira XYZ 540 litros - Inox - 110v
Modelo: Inox - 110v
Produto: Geladeira XYZ 540 litros - Inox - 220v
Modelo: Inox - 220v
Produto: Geladeira XYZ 540 litros - Preta - 110v
Modelo: Preta - 110v

Na primeira opção com todos os modelos em um único produto não é uma organização adequada porque os modelos relevantes ficam "escondidos" dentro de um único produto. Imagine em uma listagem de produtos de um site. Neste formato o usuário não conseguiria visualizar a variação inox e preta de forma fácil.

Na segunda opção, que é a recomendada neste caso, a característica principal "cor" foi a característica escolhida para separar os produtos e a vontagem apenas um detalhamento de modelos.

Já na terceira opção se pensarmos em uma página de listagem de produtos em um site, note que ficaria poluído, aparendo varias vezes produtos praticamente iguais, porque nesta opção a variação 110v ou 220v seria levada para o primeiro nível.

Podemos considerar no exemplo acima que a opção 2 é a que melhor organiza os produtos, mas não podemos tomar esta organização como verdade absoluta e adequada para todos os casos. Vamos considerar agora uma loja virtual de tênis. O tênis normalmente possui dois atributos, sendo cor e tamanho. Como um mesmo modelo de tênis pode ter 10 ou mais variações de cores com uma grade de tamanho de mais de 10 opções, note que a opção 2 neste caso não seria ideal. Se você observar as lojas virtuais de tênis normalmente utilizam a opção 1.

O que queremos destacar é que tudo depende da sua realidade. O ponto de atenção é sempre pensar no cliente, como ele gostaria de ver o catálogo. Se você pensar no cliente saberá identificar quando deve explodir um item em vários produtos distintos ou criar alguma forma de agrupamento utilizando os modelos.